Dieta em 140 caracteres! Descubra como o Twitter pode ajudar você a perder os quilinhos a mais

07/12/2012 02:20

Dieta tecnológica

Já faz algum tempo que o Twitter é a sensação da internet e isso não é novidade. A boa notícia -- que talvez você ainda não saiba - é que ele pode ajudar na hora de perder aqueles quilinhos que estão sobrando. Como? É simples: no site Tweet what you eat (tuíte o que você come, em português), você pode registrar tudo que consome durante o dia e até contar as calorias do seu cardápio. Pode parecer balela, mas o hábito de colocar no papel -- no caso, na tela do computador -- tudo aquilo que você come realmente ajuda na hora de manter a dieta na linha. "Dessa forma, você começa a ter uma percepção diferente da sua alimentação. Outro ponto positivo é que o hábito ocupa mais o seu tempo, o que faz a ansiedade diminuir e, como consequência, comer menos", explica a psicóloga Martha Daúd.

Para aderir à versão virtual do diário alimentar, não tem segredo: é só criar uma página pessoal no Twitter  e depois cadastrar seu perfil no Tweet what you eat. Feito isso, você já pode começar a registrar seu cardápio e ficar de olho no que você põe no prato -- e, principalmente, no que belisca entre uma refeição e outra.

No site, você também pode entrar em contato com as outras usuárias nos fóruns e colaborar com a ferramenta colocando a quantidade de calorias dos alimentos que você sabe. E para não correr o risco de esquecer de registrar seu cardápio quando come fora de casa, o Tweet what you eat permite que você tuíte do seu próprio celular. Assim, você não vai ter desculpas para não manter o diário alimentar atualizado.

 

Diga "não" à paranoia

Manter um diário alimentar ajuda mesmo a exterminar alguns quilinhos. Mas é preciso tomar cuidado para que o hábito não vire uma neurose. "Tudo pode se transformar em paranoia quando se chega ao extremo e se esquece o bom senso. Um exemplo simples: o ato de estudar é bom e saudável. Mas estudar demais e deixar de fazer outras coisas, ter lazer e até se alimentar corretamente, já é negativo. O mesmo vale para outros hábitos saudáveis", explica Martha.

Por isso, é importante entender que registrar o que você consome ao longo do dia nada mais é do que uma ajudinha para acabar com os maus hábitos alimentares. Se perceber que tuitar ou anotar seu cardápio está virando um martírio, deixe o método para lá. Existem outras opções que podem ajudar você a perder os quilinhos indesejados. Afinal, o bem-estar deve estar sempre em primeiro lugar!

 

A ciência comprova

A maioria das mulheres já deve ter tido um diário e algumas mantêm o "querido amigo" até hoje. Afinal, existem coisas que preferimos guardar para nós mesmas -- escrever e expressar nossos sentimentos, emoções e pensamentos em um pedaço de papel ou numa tela de computador é uma maneira de desabafarmos sem ter que revelar o segredo para ninguém. Além disso, colocamos as situações em perspectiva e temos mais facilidade para enxergar soluções para os problemas. E é mais ou menos assim que funciona o diário alimentar: ao anotar tudo que você consome, percebe que alguns hábitos estão longe de ser saudáveis. Dessa forma, encontra mais motivação para modificar o cardápio.

Se, ainda assim, você acha perda de tempo manter um diário alimentar, aqui vai o último -- e mais eficiente -- argumento para mostrar que esse hábito pode, sim, fazer milagres pela sua alimentação: um estudo realizado pela Kaiser Permanent Center for Health Research, em Portland, nos Estados Unidos, comprovou que quem anota tudo o que come economiza até 25% das calorias diárias (ou seja, 500 calorias para quem segue uma dieta de 2 mil). E aí? Que tal experimentar?